domingo, 30 de maio de 2010

risoto de limão siciliano




há um tempo, nesse post, eu pedi para quem tivesse uma boa receita de risoto de limão siciliano (para que não ficasse amargo), que me mandasse pra eu testar. testei algumas receitas e um dia, pelo twitter, peguei umas dicas com a Ana - do cozinha de ideias - e fui testar mais uma vez. e não é que deu certo???

as dicas são simples: tomar cuidado pra ralar a casca do limão para não deixar nada daquela parte branquinha e colocar o suco do limão no final.

simples né??? e olha, fica uma DELÍCIA! tá entre meus risotos preferidos do momento! ;)

risoto de limão siciliano


ingredientes:

para o brodo:
1 cebola
1 talo de alho poró
1 talo de salsão
1 cenoura
1 pedaço de abobrinha

obs: a verdade é que eu coloco os legumes que eu tiver na geladeira. lembrando que legumes com gostos muito fortes ou que soltem cor (como a beterraba) vão influenciar na apresentação ou no sabor do risoto. vale testar mas sempre com cuidado.

Para o risoto:
400g de arroz arbóreo (eu uso de 100g de arroz por pessoa)
raspas da casca de 2 limões sicilianos
suco de 2 limões sicilianos
100g parmesão
1 taça de vinho seco branco
½ cebola
azeite para refogar
2 a 3 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho
sal
cebolinha

modo de fazer:

brodo:
colocar todos os legumes para ferver numa panela com água. deixar fervendo por pelo menos 1 hora para apurar o gosto do caldo.

risoto:
usar uma colher de sopa de manteiga e um pouco de azeite para refogar a cebola e o alho. acrescente o arroz para dar uma fritadinha, logo depois, o vinho e deixe evaporar o álcool até quase secar. regue o risoto com um pouco do caldo fervente e misture constantemente, assim que o caldo for absorvido, acrescente outra concha, repetindo a operação por cerca de 18 minutos ou até o arroz ficar al dente. acerte o sal (tomando cuidado porque você vai acrescentar o parmesão que já bem salgado). quando já tiver no ponto, acrescente junto com a última concha do caldo a raspa e o suco dos limões, apague o fogo e puxe o risoto acrescentando o parmesão e posteriormente a manteiga. deixe descansar por 5 min e sirva com cebolinha e parmesão.




meus pitacos:

sobre a técnica:
  1. o arroz: para o risoto é NECESSÁRIO arroz arbóreo ou italiano. isso não é frescura, é porque esses tipos de arroz tem uma quantidade maior de amido, ele que vai manter o risoto al dente, vai absorver melhor os temperos e vai deixá-lo molhadinho sem ficar empapado. NÃO lave o arroz de risoto.
  2. o brodo ou o caldo: seu risoto será bom se seu caldo for bom. eu já tive PÉSSIMAS experiências em bons restaurantes italianos que DESTRUÍRAM um risoto com caldos em cubinho. o gosto de glutamato de sódio DESTRÓI um risoto, na minha opinião. mas se você está com pressa ou não tá afim de fazer o brodo, não deixe de fazer o risoto por conta disso, use o caldo em cubo, mas experimente um dia com o brodo feito em casa e nunca mais vai querer assassinar seu risoto. eu faço um caldo básico de legumes que vai bem com qualquer risoto, mas você pode fazer caldo de galinha, de carne, de peixe, enfim...
  3. o vinho: colocar o vinho antes de começar a colocar o caldo serve para que o arroz comece a soltar o amido, eu costumo dizer que é pra 'abrir o arroz'. se você usar vinho tinto, vai tingir o risoto e vai ficar mais forte, mais encorpado, eu só aconselho com carne, senão ele rouba o gosto do risoto.
  4. colocar o caldo aos poucos, usar fogo alto (vc acha que vai queimar) e mexer sempre é fundamental para o amido ir soltando aos poucos.
  5. queijo parmesão e manteiga: não tem jeito não, esses são ingredientes FUNDAMENTAIS para puxar o risoto. PELAMORDEDEUS não estou falando de creme de leite, MUITO MENOS de margarina. não assassine seu risoto, please. o creme de leite dá até pra usar de vez em quando (quando a receita pede), mas quando é usado pode ter certeza que a chance de seu risoto virar um 'reboco' é ENORME. são eles (manteiga e parmesão) que vão aveludar o risoto. e são colocados sempre ao final com o fogo desligado.
  6. quando o risoto estiver no ponto de 'puxar', para que ele fique molhadinho no ponto certo é necessário que antes de você desligar o fogo, acrescente mais uma concha do caldo, porque quando o risoto for descansar antes de ser servido, ele vai absorver o restante do caldo. falo isso pq eu já errei várias vezes: tirava o risoto no ponto certo e ao levar pra mesa ele chegava meio seco, com aspécto empapado.
  7. tempo de preparo: eu gosto de ir experimentando para deixar no ponto certo, ou seja al dente, mas se você quiser um parâmetro leva mais ou menos 18 minutos desde colocado o arroz até o momento de 'puxar'.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

merengue de morango e kiwi com calda quente





taí uma receita de sobremesa facílima que faz bonito num jantarzinho. é muito rápida de fazer e a maioria das pessoas gosta muito.

na verdade, apesar de fazê-la frequentemente nos meus jantares, ela não é a sobremesa preferida daqui de casa. isso porque, quando eu era adolescente, minha mãe 'descobriu' essa receita e fez pra gente. eu e meus irmãos ADORAMOS e pedimos mais. e ela continuou fazendo, já que a sobremesa fazia tanto sucesso. lembro que ela deve ter feito uns 10 finais de semana seguidos e, é claro que a gente enjoou.

então queridos amigos, se eu tiver sendo muito repetitiva, vocês por favor me avisem, porque trauma de sobremesa, ninguém merece, não é???

merengue de morango e kiwi com calda quente


ingredientes:

4 caixas de morangos
6 kiwis
500ml de creme de leite fresco
4-5 colheres de sopa de açúcar
2 saquinhos de suspiros

para calda:
1 caixa de morango
2 kiwis
1 xícara de açúcar

modo de fazer:

lave as frutas, fatie e reserve. bata o creme de leite com o açúcar até dar ponto de chantilly. aí é só montar alternando camadas de fruta, chantilly e suspiros.

calda:
lave as frutas e pique. junte o açúcar e leve ao fogo até dar ponto de calda.

meus pitacos:

  • algumas vezes eu passo a calda pelo mix. sirva sempre quentinha, é o charme da sobremesa.
  • eu prefiro fazer um chantilly bem sem doce por conta dos suspiros. então, vá colocando o açúcar e experimentando pra ver como você prefere.
  • eu sempre faço com as frutas da estação. já fiz de morangos, kiwi, nectarina, pêssego, uvas, etc etc etc. use sua imaginação e aproveite!

docinho de leite ninho



essa é o tipo de receita que dá até vergonha de postar de tão fácil, mas resolvi colocar pelo saudosismo: receita com gostinho de infância e bagunça na cozinha.

fiz essa receita pro aniversário da minha prima mais nova, no final de semana passado. eles estão escuros, porque a 'criatura' me ligou pedindo que eu fizesse um aniversário do corinthians (mereeeeeeço), então foi tudo preto e branco, inclusive os docinhos (que foram tingidos com corante comestível preto).




vamos à receita?

ingredientes:

1 lata de leite ninho
1 vidro de leite de coco
100g de coco ralado
1 xícara de açúcar

coco ralado para enrolar

modo de fazer:
misture todos ingredientes, faça as bolinhas e passe no coco ralado.



meus pitacos:

  • como eu já disse, tingi os docinhos com corante comestível preto
  • acho essa receita fantástica como uma proposta 'brincar de cozinhar' com crianças, já que ela não vai ao fogo e a criançada se diverte enrolando os docinhos
  • essa receita rendeu 53 docinhos