domingo, 24 de maio de 2009

bolo de banana com cobertura de caramelo

não sou muito boa com bolos. não é charme não, fico em pânico quando me delegam essa tarefa nas festas, porque não é sempre que eles resolvem dar certo. minha vó é uma grande cozinheira, mas ela diz que não tem mão pra bolo. acho que é genético. mas devo confessar que estes bolos que fiz pras comemorações do níver de 50 anos de mami ficaram Ó-T-E-M-O-S!

sexta-feira minha mãe resolveu fazer um café da manhã com a turminha zen do centro de orações que ela frequenta, então lembrei dessa receita que tinha visto nesse blog e tinha ficado com vontade de testar.


bolo de banana com cobertura de caramelo




como eu estava super cansada por conta das comemorações da noite de quinta-feira, acabei não tirando fotos do meu bolo. peguei essa foto do blog que eu mencionei acima para ilustrar, o crédito é todo dela. e podem fazer esse bolo porque o meu ficou IGUALZINHO.


ingredientes:

para o bolo:
2 xíc de farinha de trigo
1 cc de canela
½ cc de noz-moscada ralada
¼ cc de cravo em pó
1 cc de sal
1 cc de bicarbonato de sódio
3 ovos grandes
1 ¼ xíc de óleo vegetal de sabor suave
1 ¾ xíc de açúcar
1 cs de baunilha
¾ xíc de nozes picadas grosseiramente
85g de chocolate amargo em pedaços pequenos
3 bananas maduras em cubinhos

para o caramelo:
½ xíc de açúcar mascavo
2 cs de leite integral
4 cs de manteiga sem sal picada

modo de fazer:
unte bem com manteiga uma forma com buraco no meio com capacidade para 12 xícaras de massa e polvilhe com farinha; pré-aqueça o forno a 180ºC. polvilhe juntos a farinha, a canela, a noz-moscada, o cravo moído, o sal e o bicarbonato de sódio. na tigela grande da batedeira, bata os ovos, o óleo e o açúcar com o batedor em formato de pá, em velocidade média, por 2-3 minutos. raspe as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone para assegurar que o açúcar seja bem incorporado. Junte a baunilha e bata por mais 30 segundos. em velocidade baixa, acrescente os ingredientes peneirados aos poucos e bata para incorporá-los à massa; raspe novamente as laterais da tigela com a espátula. acrescente as nozes, o chocolate e as bananas e misture gentilmente com a espátula – não bata em excesso. transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por aproximadamente uma hora – faça o teste do palito.

cerca de 5-10 minutos antes de o bolo terminar de assar, prepare o caramelo: combine todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo até ferver, mexendo algumas vezes para que não queimem. deixe ferver por uns 5 minutos e então remova do fogo. ao retirar o bolo do forno, faça furinhos nele usando um palito de dente e imediatamente regue-o com o caramelo, aos poucos, para que toda a cobertura seja absorvida pelo bolo.

meus pitacos:
eu levei um susto com essa massa, elafica SUPER pesada e você pode ter a impressão - como eu - que não vai crescer, que vai dar tudo errado. mas faça sem medo. o resultado é MUITO BOM!