domingo, 24 de maio de 2009

bolo de castanha de caju com morangos e profiterólis

essa semana minha fez 50 anos e no meio de muitas comemorações achei boas oportunidades pra testar receitas que eu tinha visto nesse blog e tinha adorado.
esse bolo de profiterólis tinha me deixado com água na boca e com uma vontade enorme de me aventurar a fazê-lo.
na comemoração de quinta-feira, foi a primeira vez que testei a receita obviamente com os meus pitacos - tinha feito a massa de nozes e o recheio dos profiterólis com creme de ovos mesmo (conforme a receita do blog) - nesse domingo, eu refiz a receita e fiz umas adaptações que deram muito certo.

bolo de castanha de caju com morangos e profiterólis




ingredientes:
para o bolo:
4 ovos
2 xíc de farinha de trigo
1 1/2 xíc de açúcar
1 cs de fermento químico em pó
1 xíc de água fervente
100g de castanhas de caju picadinhas

modo de fazer:
separe as gemas e as claras dos ovos. bata as claras até que fiquem em neve e reserve. bata as gemas e a água fervente na batedeira bata até a espuma subir até as bordas. acrescente o açúcar e bata por mais 2 min. sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). junte o fermento, as castanhas e encorpore as claras em neve mexendo delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. leve a assar em forno pré-aquecido quente em forma untada e polvilhada com farinha de trigo. mantenha o forno quente nos primeiros 10 min e depois termine de assar em forno médio.


recheio de doce de leite:
500g de doce de leite
1 caixinha de creme de leite


modo de fazer:
misture os dois ingredientes e recheie. com a sobra do recheio (sim, vai sobrar um pouco), acrecente mais uma caixa de creme de leite e faça uma cobertura fininha (só para não ficar sem nada por cima)

profiterólis:
1 xíc de água
3 cs de manteiga
1 1/4 de xíc de farinha de trigo
1 cc de açúcar
1 cc de sal

modo de fazer:
coloque a água, a manteiga, o açúcar e o sal numa panela média, leve ao fogo baixo e misture bem até ferver. retire do fogo, acrescente toda a farinha de uma vez e mexa. volte a panela, com a massa, ao fogo baixo novamente, mexendo sempre, por 5 minutos. retire do fogo e transfira a massa para a batedeira e bata em velocidade alta por 3 minutos. acrescente os ovos, um a um, esperando que cada um encorpore à massa antes de acrescentar o outro (este processo é importante para que a massa não talhe). retire a massa da batedeira e coloque dentro de um saco de confeitar com bico liso. unte uma assadeira com manteiga e farinha. faça bolinhas, deixando um espaço entre elas. leve ao forno pré-aquecido e asse até que comecem a dourar.


recheio:
500g de sorvete de creme

cobertura:
100g chocolate meio amargo
100g chocolate ao leite

modo de fazer:
derreta o chocolate em banho maria até que fique em ponto de calda.

montagem:
corte o bolo em duas metades. na primeira metade fure o bolo com um garfo e umideça com uma mistura de leite e açúcar mascavo. recheie com o recheio de doce de leite. repita o processo na outra metade, umidecendo e cobrindo o bolo com a cobertura feita da sobra do recheio. corte os profiterólis na metade e recheie com sorvete de creme e vá cobrindo o bolo. acrescente uns morangos nos espaços entre os profiterólis. ao final, com um garfo, coloque a calda de chocolate e leve à geladeira.




meus pitacos:

no primeiro dia que testei a receita, fiz com nozes ao invés de castanha de caju, ficou tão bom quanto.
se não quiser rechear de sorvete, pode fazer o creme de ovos que fica fantástico também. eu adorei.
no primeiro dia, tive uma pane na minha cozinha e meus profiterólis não deram certo (meu gás acabou enquanto eles estavam no forno e acabram ficando borrachudos), aí que como eu precisava levar o bolo pra festa e não dava mais tempo de fazer outra receita, eu fui na padaria e comprei a massinha pronta. pra quem for preguiçoso ou não estiver a fim de fazer, fica a dica.
olha, dá trabalho pra fazer, mas vale a pena cada pedacinho.