sexta-feira, 8 de outubro de 2010

potinhos de maracujá com ganache de chocolate meio amargo

vou contar um segredinho pra vocês: não sou muito fã de maracujá não (é, eu sei). gosto mais do maracujá nas receitas salgadas, num molho pra um peixinho e tal, mas sei do sucesso que ele faz com a maioria das pessoas. então o dia que uma amiga querida resolveu que vinha de moto da cidade dela até aqui só pra almoçar comigo, resolvi fazer essa sobremesa que é bem facinha e sempre agrada.

potinhos de mousse de maracujá com ganache de chocolate meio amargo





ingredientes:

para o ganache:

200g de chocolate meio amargo
100g de creme de leite

para o mousse de maracujá:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
polpa de 4 a 5 maracujás

modo de fazer:

pique e derreta o chocolate ou por um minuto e meio no microondas ou em banho maria. acrescente o creme de leite, distribua nos potinhos e leve pra gelar.
enquanto o ganache gela e pega consistência, bata o mousse no liquidificador, separando um pouco das sementes do maracujá para você enfeitar depois. distribua nos potinhos, enfeite e leve pra gelar por, no mínimo, 2 horas.





meus pitacos:

  • se não gostar muito das sementes do maracujá, você pode bater primeiro só as sementes e coar, para que não fique os pedacinhos, mas a verdade é que eu acho que fica bem charmoso com as sementes;
  • como bem lembrou a sandra nos comentários, você pode fazer essa receita também com limão que fica ainda mais gostosa.
fácil, né??? ;)