sábado, 17 de outubro de 2009

cupcakes de limão com cobertura de ganache de chocolate branco com limão



hoje eu recebi em casa visita da amiga-irmã gláucia que foi a maior incentivadora pra eu começar a fazer quitutes pra vender. há anos ela fala pra eu começar a mexer com doces e talz e eu não poderia deixar de fazer bolinhos pra recebê-la.

a base da receita é a mesma desses muffins, só retirando as raspas de laranja.

cupcakes de limão com cobertura de ganache de chocolate branco com limão

ingredientes:

massa:

1/2 xíc. de manteiga sem sal amolecida
1/2 xíc + 1 cs de açúcar
2 ovos grandes
4 cs de leite
1 xíc + 2 cs de farinha de trigo com fermento
raspas de limão
raspas de laranja
1 pitada de sal

ganache de chocolate branco com limão:

1 barra (180g) de chocolate braco
1 caixinha de creme de leite
suco de 1 limão

raspas de limão pra decorar

modo de fazer:

preaqueça o forno a 180º. peneire a farinha e o sal. bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. junte os ovos, incorporando um a um. adicione a mistura de farinha mexendo delicadamente. ao final, acrescente o leite e as raspas de limão e laranja. coloque para assar nas forminhas de papel, colocadas dentro de uma forma própria para muffins (que tem os buracos). asse por cerca de 25 min [faça o teste do palito]. retire do forno e coloque numa gradinha para que esfriem.

ganache:

derreta o chocolate no banho maria (ou no microondas) e acrescente o suco de limão mexendo sempre. ao final, o creme de leite e leve a geladeira por no mínimo uma hora antes de cobrir os bolinhos.


meus pitacos:

esse cupcake de crochê foi presente dos meus primos mayra e rodrigo.
minhas dicas sobre as forminhas você pode conferir nesse post.
muitas vezes a gente coloca muita massa na forminha e acaba esparramando tudo e perdendo os bolinhos. semana passada eu fui fazer esses bolinhos pro aniversário do meu irmão e aconteceu isso. pra não perdê-los eu recheei com o ganache e enfeitei com pasta americana (não reparem, ainda estou aprendendo a trabalhar com ela) e eu chamei de cestinhas de limão com recheio de ganache. o resultado taí: