terça-feira, 21 de julho de 2009

cupcakes de baunilha com nutella e morango


desde que tinha descoberto o site da barra doce (dica da @rena no twitter) e me apaixonado pelas forminhas importadas de lá que tinha resolvido fazer cupcakes no meu aniversário. aí fui a procura de receitas pra testar. e olha, como testei. eu não sei se por minha culpa ou das receitas ou da minha batedeira ou de tudo junto, mas tive que fazer umas 4 receitas até ficar bom. aí que nessa apostila online eu achei uma receita da nigella que ficou ÓTEMA. só acrescentei a nutella no recheio e na finalização eu coloquei um morango e fios de chocolate pra dar um charme.

cupcakes de baunilha com nutella e morango



ingredientes:

125g de farinha de trigo com fermento
125g de açúcar refinado
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ovos
1/2 cc de extrato de baunilha
2 cs de leite [aproximadamente]

1 copo de nutella
15 morangos para decorar
150g de chocolate meio amargo

modo de fazer:

pré-aqueça o forno a 200º.
forre 15 forminhas de cupcakes com forminhas de papel.
bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro.
junte os ovos, um a um até que se incorporem totalmente e acrescente um pouco da farinha [previamente peneirada].
adicione a baunilha e o restante da farinha e mexa somente o necessário para incorporá-las à massa.
ao final, acrescente o leite até que fique com uma consistência que você possa pingar a massa nas forminhas.
encha as forminhas até a metade e leve ao forno por aproximadamene 25 min. ou até que estejam douradinhos [faça o teste do palito se preferir].
retire do forno e disponha os cupcakes numa grelha para esfriarem.
quando estiverem totalmente frios, com a ajuda de um cortador, retire uma tampinha dos bolinhos e recheie com uma colher de sopa de nutella por bolinho.
coloque as tampinhas em pé, escoradas por um morango fatiado.
pra finalizar derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e com um garfo faça fios de chocolate por cima de cada um dos bolinhos.





meus pitacos:
nessa mesma apostila, eu vi uma receita que colocava o recheio de nutella já no meio da massa antes de assar e foi assim que eu fiz da primeira vez e não aconselho. o recheio vai pesar a massa e vai ficar lá no fundo. a massa não fica tão suave e seu recheio fica escondido e desidratado. eu não gostei.
fiz vários testes. vários mesmo. e a maioria das receitas fala pra você encher 2/3 das forminhas de massa. eu aconselho que encham até a metade porque todas as vezes as minhas acabaram derramando e perdendo massa.
alguns sites também aconselham a fazer os cupcakes direto na forminha de papel sem o suporte das forminhas. eu até fiz, mas eles acabam abrindo demais e não ficam tão bonitinhos quanto se você usar a forminha. mas se mesmo assim quiser fazer, eu aconselho a deixar com 3 forminhas de papel por bolinho, assim eles não vão abrir tanto e não vão perder o formato. agora, as forminhas importadas que eu comprei no site da barra doce são muito fininhas, essas não dão mesmo pra colocar sem um apoio. eu testei e fiz uma lambança na forma.
essas foram as melhores forminhas que comprei. essas aguentam a massa sem a forminha. e sim, eu também achei muito caras, principalmente quando comparadas aos R$2,50 por 100 forminhas dessa aqui.