sexta-feira, 24 de julho de 2009

pavlova com morangos

esse último mês eu tenho pesquisado e encontrado muitos blogs legais de pessoas que, assim como eu, são apaixonadas pela cozinha. cada dia me apaixono por uma técnica, uma receita, uma foto, enfim e assim fui fazendo uma pasta como receitas para testar. uma dessas receitas marcadas com estrelinhas foi essa pavlova que fiquei conhecendo através desse post do prato fundo. aí fui atrás de outras receitas e outros blogs e cheguei nessa receita do panela de cobre que foi a que testei.
confesso que o resultado não foi dos melhores [como vcs podem ver pela foto], mas foi só a primeira tentativa e como meu compromisso com o blog é postar as experiências, fica aqui mais uma.

pavlova com morangos




ingredientes:
4 claras de ovos
250 g de açúcar
500 ml de creme de leite fresco
2 cxs de morangos

modo de fazer:
pré-aqueça o forno a 150° C. forre um tabuleiro com papel vegetal e marque no papel um círculo com 20 cm de diâmetro para servir de guia. coloque as claras de ovo numa tigela grande, limpa e seca, de aço inoxidável ou de vidro [qualquer vestígio de gordura fará com que as claras não cresçam em castelo]. deixe que as claras fiquem em temperatura ambiente, depois, com a batedeira elétrica, bata devagar até que comece a formar espuma. aumente a velocidade até que as bolhas diminuam de tamanho e fiquem uniformes. quando estiverem em castelo, junte gradualmente o açúcar, batendo constantemente a cada adição até que a mistura fique espessa e brilhante e o açúcar tenha se dissolvido. espalhe a mistura no papel e acerte o círculo, passando com uma espátula à volta dos lados e por cima. asse por cerca de 1 hora ou até que fique douradinho e quebradiço por fora. apague o forno e deixe a pavlova esfriar lá dentro com a porta entreaberta. quando tiver esfriado, cuidadosamente faça uma tampa e recheie com o creme de leite batido [chantily] e com os morangos picados, alternando camadas.


meus pitacos:
meu suspiro ficou no forno cerca de uma hora e mesmo assim ainda ficou mole por dentro, então não se assuste, deixe ele bem bem bem amarelinho por fora.
o chocolate por cima foi um descuido. quando eu tava colocando chocolate nos cupcakes, deixei cair uma colherada em cima da minha pavlova e assim ficou. ficou péssimo, eu sei. hahaha