terça-feira, 11 de agosto de 2009

muffins de grapefruit

diante dos pedidos que muitas pessoas me fizeram, resolvi começar a fazer meus quitutes pra vender [em breve novidades sobre isso]. aí que lá vou eu testar as receitas e entre os mais pedidos estão os bolinhos, então tenham paciência com a sequencia de receitas de bolinhos, mas quero deixar registradas as receitas que mais gostei aqui.

encontrei esse cupcake nesse blog e como eu tinha grapefruit em casa, resolvi adaptar a receita. confesso que essa foi uma das melhores massas de bolo que experimentei nos últimos dias. uma fofura sem fim.

muffins de grapefruit

ingredientes:

massa:

2 1/2 xíc de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de chá de sal 1 xíc de manteiga

2 1/4 xícaras de açúcar

3 ovos

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 xíc de creme de leite misturado com 1 colher de sopa de vinagre

raspas de 1 grapefruit

modo de fazer:

preaqueça o forno a 180º. peneire a farinha, fermento, bicarbonato e sal.
bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. junte a baunilha e os ovos, incorporando um a um. adicione a mistura de farinha alternando com o creme de leite. ao final, acrescente as raspas de grapefruit. coloque para assar nas forminhas de papel, colocadas dentro de uma forma própria para muffins (que tem os buracos). asse por cerca de 25 min [faça o teste do palito]. retire do forno e coloque numa gradinha para que esfriem.

calda:

ingredientes:

suco de 1 grapefruit

1/2 xíc de açúcar de confeiteiro raspas de grapefruit

modo de fazer:

enquanto os bolinhos estão esfriando na gradinha, coloque todos ingredientes numa panela e leve ao fogo médio até que forme uma calda. disponha sobre os bolinhos e enfeite com as raspas.


meus pitacos:

essa receita me rendeu 3 forminhas de bolo inglês e 8 muffins.

eu fiz com grapefruit porque tinha em casa, mas você pode fazer com laranja, limão, limão siciliano. a gosto.

sempre que der vou postar as fotos, mas esses bolinhos DESAPARECERAM muito rápido.