terça-feira, 25 de agosto de 2009

cookies

nessa minha busca por novas receitas, esse blog é meu porto seguro: as receitas dela sempre dão certo, as medidas são cuidadosamente precisas - o que me ajuda muito - e ela sempre coloca observações reconfortantes. vou confessar que testei umas 4 receitas de cookies de outros blogs que estão entre os meus favoritos e não gostei do resultado de nenhum, até que ontem eu fiz a minha versão dessa receita e achei MARAVILHOSA e o rendimento é muito bom.

cookies

ingredientes:

3 xícaras (420g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar granulado
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de baunilha
1 barra de 200g chocolate meio amargo

modo de fazer:

pré-aqueça o forno a 190ºC.
forre 5 assadeiras grandes com papel manteiga.
pique o chocolate bem pequenininho [do tamanho de gotinhas]
peneire a farinha, o bicarbonato e o sal numa tigela média e reserve.
na tigela grande da batedeira, misture a manteiga, os açúcares granulado e mascavo e bata até obter um creme claro.
acrescente os ovos incorporando um a um e depois, a baunilha.
adicione os ingredientes secos peneirados, as gotas de chocolate bata em velocidade baixa só até misturar. Faça bolinhas com 1 colher de sopa de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas. achate-as levemente e asse por 12-14 minutos ou até que a parte de baixo dos cookies comece a dourar.
retire do forno e transfira para uma gradinha até esfriar completamente.

meus pitacos:

na receita original, ela usou cerejas secas. deve ter ficado muito bom, mas como eu não tinha em casa, usei somente o chocolate.
eu usei chocolate em barra porque não tinha gotinhas em casa, mas se você tiver, melhor.
fiz cada cookie com a medida de uma colher de sopa e consegui 67 cookies [rendimento sensacional, não?].
todos os blogs que tem mais ou menos essa base de receita falam pra forrar 2 formas grandes. eu nao sei que formas essas pessoas usam porque eu usei 5 formas forradas [deixando uma margem de 5 cm entre os cookies].