quarta-feira, 12 de agosto de 2009

muffins de tomate, abobrinha com provolone

na minha busca por receitas cheguei aos muffins salgados. fiquei intrigada pra ver se eles iam ficar fofos, se iam 'subir' e coisa e tal. fui testar pela primeira vez a receita bem no dia que meu irmão me pediu uma encomenda pra levar pro lanche do trabalho. confesso que não gostei. achei a massa pesada e deixava o gosto de farinha no fundinho. fiquei decepcionadíssima, mas o pessoal do trabalho do meu irmão adorou e até encomendaram. aí achei que era questão de honra melhorar aquela massa. encontrei essa receita e adaptei com os ingredientes que eu tinha em casa e dessa vez sim, ficaram fofos e bem gostosos.

muffins de tomate, abobrinha com provolone

ingredientes:

300g de farinha de trigo
1 cc de sal
1 cs de fermento em pó
3 ft de queijo provolone
1 tomate
1/2 abobrinha
2 ovos
250 ml de leite
100g de manteiga
pimenta do reino a gosto
parmesão para polvilhar

modo de fazer:
preaqueça o forno a 180º. corte o provolone, o tomate [sem as sementes] e a abobrinha em quadradinhos bem pequenininhos e reserve. peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve. bata no liquidificador os ovos, leite, manteiga e a pimenta do reino. vá incorporando aos ingredientes secos, mexendo com um fouet. quando todos os ingredientes estiverem incorporados, acrecente o tomate, abobrinha e o provolone mexendo delicadamente. disponha nas forminhas, polvilhe o queijo parmesão em cima de cada bolinho e leve ao forno a 180º por 30 minutos ou até que a massa esteja sequinha [faça o teste do palito].

meus pitacos:
deixo aqui as mesmas observações do post anterior:
fiz vários testes. vários mesmo. e a maioria das receitas fala pra você encher 2/3 das forminhas de massa. eu aconselho que encham até a metade porque todas as vezes as minhas acabaram derramando e perdendo massa.
alguns sites também aconselham a fazer os cupcakes direto na forminha de papel sem o suporte das forminhas. eu até fiz, mas eles acabam abrindo demais e não ficam tão bonitinhos quanto se você usar a forminha. mas se mesmo assim quiser fazer, eu aconselho a deixar com 3 forminhas de papel por bolinho, assim eles não vão abrir tanto e não vão perder o formato. agora, as forminhas importadas que eu comprei no site da barra doce são muito fininhas, essas não dão mesmo pra colocar sem um apoio. eu testei e fiz uma lambança na forma.
essas foram as melhores forminhas que comprei. essas aguentam a massa sem a forminha. e sim, eu também achei muito caras, principalmente quando comparadas aos R$2,50 por 100 forminhas dessa aqui.