terça-feira, 25 de agosto de 2009

focaccia



eu estou fazendo meus quitutes pra vender, aí vira e mexe tô testando receitas pras clientes não enjoarem da minha comida. hoje foi o dia de testar a massa de focaccia e foi mais que aprovada por mim, pelo pessoal aqui de casa, que não deixou nem um pedacinho pra contar a história e pelas clientes, que pediram mais.

focaccia


massa básica:

400g de farinha de trigo
1 ovo
250ml de leite
30g fermento biológico
1 cs de sal
1 cs de açúcar
azeite para pincelar

modo de fazer:
dissolva o fermento no açúcar até formar uma pastinha, acrescente a farinha, sal e o leite morno e misture até formar uma massa. acrescente o ovo e deixe descansar por no mínimo 20 min [eu deixei 40min]. abra a massa, coloque numa assadeira previamente untada e acrescente a cobertura que preferir e leve ao forno a 220º por cerca de 30 min.

coberturas:

básica: salpique sal grosso com alecrim e regue um pouco de azeite.

marguerita: tomate, parmesão, manjericão e regue um pouco de azeite.

alho poró: alho poró, tomate, parmesão, azeitonas pretas e regue um pouco de azeite.

peito de peru: peito de peru, requeijão e parmesão e regue um pouco de azeite.

meus pitacos:

eu coloquei o que eu tinha na geladeira de cobertura, então use a criatividade e faça você a sua.
cortei em porções individuais para ficar mais fácil, assim obtive 23 quadradinhos de mais ou menos 10 cm x 10 cm.
achei o rendimento da receita SENSACIONAL.