sexta-feira, 14 de agosto de 2009

muffins cítricos

eu não paro de testar receitas. num dia de insônia, descobri esse blog e ENLOUQUECI. primeiro que ela, assim como eu, é apaixonada pelos sabores cítricos. depois por todo o cuidado com as medidas, com as fotografias, com a apresentação, enfim, tudo perfeito. nesse dia, eu pirei tanto com esse blog que li TODAS as receitas dela desde 2006. separei um monte pra testar e confesso que de todas as massas de bolinhos que eu testei, a dela, SEM DÚVIDA foi a melhor. então aqui vai a minha versão desses bolinhos cítricos.

muffins cítricos

ingredientes:

1/2 xíc. de manteiga sem sal amolecida
1/2 xíc + 1 cs de açúcar
2 ovos grandes
4 cs de leite
1 xíc + 2 cs de farinha de trigo com fermento
raspas de limão
raspas de laranja
1 pitada de sal

calda:
1/2 xíc. de açúcar de confeiteiro
suco de 1 limão
suco de 1 laranja
raspas de limão e laranja pra decorar

modo de fazer:

preaqueça o forno a 180º. peneire a farinha e o sal. bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. junte os ovos, incorporando um a um. adicione a mistura de farinha mexendo delicadamente. ao final, acrescente o leite e as raspas de limão e laranja. coloque para assar nas forminhas de papel, colocadas dentro de uma forma própria para muffins (que tem os buracos). asse por cerca de 25 min [faça o teste do palito]. retire do forno e coloque numa gradinha para que esfriem e enquanto isso faça a calda colocando todos os ingredientes e forno médio até dar ponto de calda. faça furinhos bos bolinhos com um palito e jogue a calda por cima.


meus pitacos:

sobre as forminhas, resolvi não ficar me repetindo sempre, vocês podem conferir minhas dicas aqui.
confesso que ainda não tenho a precisão dela nas medidas, então vou no olho mesmo.
se você não tiver em casa farinha de trigo com fermento, pode fazer com farinha normal mesmo e acrescentar 1 cs de fermento em pó.
eu fiz com limão e laranja porque era o que eu tinha em casa, mas você pode usar qualquer combinação de cítricos da sua preferência: limão siciliano, grapefruit, só laranja ou só limão, enfim, abuse dos cítricos.