sexta-feira, 6 de março de 2009

estreiando sem furar a dieta

estou apaixonada pela cozinha. cada dia aprendo alguma coisa difeirente, cada dia quero testar uma receita diferente. estou de dieta sim, mas isso não me impede de fazer receitas gostosas e porque não dizer, de experimentá-las algumas vezes. ninguém é de ferro.

quero deixar esse espaço mais livre pra colocar as minhas receitas, minhas experiências culinárias, sem me preocupar com as pontuações.

vou estreiar o blog com uma receita que fiz pro carnaval e me surpreendi. nunca tinha me arriscado a fazer cuca, apesar de adorar. então resolvi testar no carnaval e levei pra casa que eu ia ficar: foi um sucesso!

a receita eu pesquisei em alguns blogs, vi a base e montei minha própria receita.

cuca alemã
rendimento: 2 cucas grandes

ingredientes da 1. fase:
1 xíc. de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (11 g)
1/2 xíc. de água
1 cs de açúcar

modo de fazer 1. fase:
misturar estes ingredientes e deixar o fermento crescer por 30 min. até formar a esponja.

ingredientes 2. fase:
1 e 1/2 xíc. de açúcar
1 pitada de sal
1 xíc. de leite
1 cs de óleo
100 g de margarina
2 ovos
4 xíc. de farinha de trigo
raspas de limão
4 castanhas do pará picadinhas

modo de fazer 2. fase:
juntar àquela esponja esses ingredientes, mexendo até obter uma massa homogênea. deixar crescer por 30 min. untar duas assadeiras médias [eu comprei aquelas formas de papel que deixam parecidas com colomba que a gente compra no supermercado] e colocar a massa. deixar crescer novamente, mais 30 min.

ingredientes para 3. fase:
2 cs de margarina gelada
10 cs de açúcar
2 cs de farinha de trigo

modo de fazer 3. fase:
amassar com os dedos até formar uma farofa. espalhar a farofa em cima das cucas e levá-las ao forno a 200º por 25 a 30 min ou até que um palito espetado no centro da cuca saia seco.

meus pitacos:
o segredo da cuca é crescer 3 vezes: a esponja, a massa e já colocada na forma. ela irá crescer ainda mais no cozimento, por isso, cuidado pra não usar uma assadeira muito rasa.
como era um teste, eu não quis inventar muito, mas você pode acrescentar frutas [banana, maçã, eu tô doida pra fazer uma de amoras]. eu vou testar com frutas e depois eu comento aqui como ficou.